Canal de atendimento atendimento@medaula.com.br
(31) 3245-5781 (31) 9 8959-6573
Rua Grão Pará, 737 Conjunto: 1101 - 11o andar, BH
CNPJ: 07.254.304/0001-24

Análise Geral de GOB no SUS-BA

27 de julho, 2021

INTRODUÇÃO

Este BLOG será dividido em “temas mais cobrados em ginecologia e obstetrícia” no  SUS-BA, em que discutiremos o número de questões e os assuntos que o aluno precisa estudar. Na sequência, faremos uma análise das provas dos últimos 5 anos, apresentando questões e temas importantes que se repetem ano após anos e apresentando um pouco de teoria para o aluno.

TEMAS MAIS COBRADOS EM GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA

Ginecologia e Obstetrícia do SUS-BA é uma prova do tipo 8 ou 80! Mas porque? A maioria das questões desta prova são baseadas em um caso clínico de determinado tema e sobre este caso clínico são cobradas 2 ou 3 questões, ou seja, se você dominar o tema você se dará muito bem na prova, caso contrário, automaticamente você já perde um grande número de questões o que pode contribuir para um resultado final não tão bom.

  Ao realizarmos a análise dos últimos anos, podemos observar que os tópicos mais cobrados são: ginecologia endócrina, intercorrências clínicas na gestação e IST/ DIP. 

Com relação aos módulos menos cobrados, podemos citar: planejamento familiar, violência contra a mulher, propedêutica do colo/ HPV, sangramento na gestação, vulvovaginites/secreção vaginal, infertilidade/ endometriose, uroginecologia e distopias genitais. Na análise de todas as provas do SUS-BA, muitas vezes alguns destes temas não são cobrados anualmente.

Por fim, os tópicos que são cobrados em quase todas as provas do SUS-BA, mas correspondem a cerca de 1 questão no máximo por ano são: parto e puerpério, oncoginecologia/ massas anexiais e pré natal.  Mas lembre-se, aqui falamos de uma média e conforme já dito anteriormente como a prova conta com casos clínicos e 2 ou 3 questões sobre aquele determinado tema, pode ser que em um ano específico, aquele tema tenha enorme relevância e em vários outros anos ele não seja cobrado. Assim, como não dá para saber quais temas serão os queridinhos da vez, o ideal é ter o conteúdo todo na ponta da língua ok?

Ginecologia endócrina2 ou 3
Intercorrências clínicas na gestação 1 ou 21 ou 2
IST e DIP 1 ou 21 ou 2
Parto e puerpério 11
Oncoginecologia / massas anexiais 11
Pré natal 1 1
Planejamento familiar < 1< 1
Violência contra a mulher <1< 1
Propedêutica do colo/ HPV <1< 1
Sangramento na gestação <1< 1
Vulvovaginites / secreção vaginal <1< 1
Infertilidade / endometriose <1< 1
Uroginecologia
Distopias genitais

Começar a Conversa
Atendimento WhatsApp
Atendimento Vip pelo WhatsApp
Olá 👋
Podemos te ajudar?