Canal de atendimento atendimento@medaula.com.br
(31) 3245-5781 (31) 9 8959-6573
Rua Grão Pará, 737 Conjunto: 1101 - 11o andar, BH
CNPJ: 07.254.304/0001-24

Análise Geral de CIRURGIA no AMP – PR

28 de julho, 2021

INTRODUÇÃO

Este blog será dividido em “temas mais cobrados em cirurgia” no AMP-PR, em que discutiremos o número de questões e os assuntos que o aluno precisa estudar.

O ESTILO DA PROVA

Esta prova possui vários elementos em sua formatação que podem induzir o aluno ao erro. Primeiramente, embora o comando mais frequente seja para marcar a alternativa correta, há algumas raras questões que pedem a exceção ou a incorreta e, portanto, é essencial destacar a informação. Além disso, há uma variabilidade grande de formatos de questão, sendo interessante o aluno se familiarizar com eles; alguns são simples, apenas do tipo marque a correta dentre as opções” e outros são do tipo “verdadeiro ou falso”, em que o aluno pode ter que marcar qual a sequência correta de verdadeiros e falsos, a opção que contém as verdadeiras ou aquela que julga corretamente a veracidade das proposições e a relação entre elas (de causalidade, consequência, justificativa…).

Com relação ao tipo dos enunciados, há quase tantos casos clínicos quanto do tipo direto e muito raramente. Nos enunciados com casos clínicos, é essencial marcar as informações importantes e tecer um raciocínio antes de analisar as opções; isso é especialmente importante nas questões focadas em conceito – que são maioria na prova – porque nestas é comum nesse concurso misturar assuntos teóricos e clínicos (por exemplo, um caso clínico em as opções abordam fisiopatologia, epidemiologia e conduta clínica).

ESTILO AMP – PR

Alternativa correta63
Alternativa Errada1
Verdadeiro ou falso36
Caso clínico47%
Direta53%
Imagem1
Conduta14
Conceito81
Diagnóstico8

TEMAS MAIS COBRADOS EM CIRURGIA

Fazendo uma divisão didática dos temas cobrados na prova de cirurgia em trauma, cirurgia geral, cirurgia digestiva, especialidades cirúrgicas e outros temas, vemos uma clara preferência da AMP pelo tópico de cirurgia digestiva. Com algumas variações, o restante das questões é mais ou menos distribuída em partes iguais entre trauma, cirurgia geral e especialidades cirúrgicas. Os temas não-cirúrgicos (“outros temas”) são felizmente pouco recorrentes e, em geral, previsíveis, como veremos.

Análise de questões “bloco a bloco”

TemaQuestões
Trauma3,2 (1-5)
Cirurgia Geral4,4 (3-6)
CAD7,2 (5-9)
Especialidades3,8 (2-6)
Outros temas1,6 (1-3)

Começar a Conversa
Atendimento WhatsApp
Atendimento Vip pelo WhatsApp
Olá 👋
Podemos te ajudar?